Para alguns locadores cobrar indenização de peças danificadas ainda é um tabu, se cobrar posso perder o cliente e se não cobrar perco dinheiro, e ai?
Essa é uma questão delicada e tenho clientes (locadoras como você) que cobram tudo e tenho clientes que não cobram nada, sou do time cobrar tudo, infelizmente o mau uso ou o dano proposital é um tormento para os locadores, sexta-feira é o dia mundial da sabotagem, operador querendo ficar atoa, descontente com o patrão, salário atrasado, o que não falta são desculpas ou justificativas, para sabotar o equipamento.
Cortar a cordinha da retrátil, gasolina com água, tirar o óleo, cortar o cabo de vela ou fazer alavanca com a ponteira/talhadeira do martelete, tudo isso já vimos acontecer dentro de locadora, algumas pequenas sabotagens tem valor irrisório, mas outras podem condenar um motor, a melhor forma de coibir isso é batendo aonde é mais sensível, no bolso!
Ao cobrar o reparo, a peça e o deslocamento, desestimulamos esse comportamento, pois o responsável será cobrado e ou conversará com a equipe ou prestará mais atenção na operação dos equipamentos, é claro que toda regra tem sua exceção, nem todo defeito é induzido pelo cliente, então uma análise bem feita e provas robustas como foto e laudo técnico são essenciais para demonstrar o mau uso do equipamento/ferramenta, as vezes uma boa conversa com quem vai operar o equipamento resolve o caso.
No Titanium locações é possível emitir faturas de indenização total ou parcial, para que você não fique no prejuízo na locação de máquinas e equipamento.
Uma excelente semana e bons negócios!